Fluoroscópio ( ) - significado y definición. Qué es Fluoroscópio ( )
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Fluoroscópio ( ) - definición

Radioscopia; Fluoroscópio

Fluoroscópio         
m.
Instrumento, inventado há pouco por Edison, e que, como o criptoscópio, permitte vêr os objectos contidos numa caixa fechada de papelão ou de alumínio.
(De flúor + gr. skopein)
fluoroscopia         
sf (flúor+o+scopo+ia1) Radioscopia por meio de fluoroscópio.
fluoroscópio         
sm (flúor+scopo+io2) Med e Fís Dispositivo usado para examinar estruturas profundas por meio de raios X e que consiste essencialmente numa placa revestida de material fluorescente que torna visíveis as diferenças ou anormalidades estruturais dos objetos colocados entre ela e a fonte de raios X.

Wikipedia

Fluoroscopia

A fluoroscopia é uma técnica de imagem comumente utilizada na medicina para obter imagens em tempo real em movimento das estruturas internas de um paciente através do uso de um Fluoroscópio. Na sua forma mais simples, um Fluoroscópio consiste de uma fonte de raios-x e de uma tela fluorescente entre a qual o paciente é posicionado.

O exame de fluoroscopia consiste em um método de imageamento que permite ver o paciente através de raios-X com alta resolução temporal. São feitas imagens a 30 frames por segundo, o que permite gravação das imagens com alta qualidade, caso seja necessário. O procedimento de fluoroscopia também é utilizado em exames de cateterismo durante angiografia, permitindo a visualização do contraste sendo injetado e circulando nos vasos sanguíneos A diferença deste procedimento e da radiografia convencional é o modo de aquisição das imagens. Enquanto a radiografia convencional utiliza filmes de raios-X e necessita de processo de revelação, a fluoroscopia possui um sistema dinâmico de aquisição de imagens, e estas são vistas em tempo real durante o exame.

O principal composto que diferencia os dois métodos é o intensificador de imagem (ou I.I.). Como o exame de fluoroscopia necessita de muitas imagens, é necessário que estas sejam feitas com uma baixa dose de radiação ao paciente, ou seja, boas imagens precisam ser produzidas com um baixo número de fótons de raios-X, então é preciso um detector muito sensível. O intensificador de imagem converte raios-X em luz visível, que pode ser captada por uma TV, câmara fotográfica ou filmadora.